5 dicas para acertar na aplicação do tapete no seu lar

0
399

Que ele assegura um acabamento fabuloso e um aconchego inexplicável, isto nós já sabemos. Mas será que você está aplicando o tapete da maneira adequada? Pequenas falhas podem colocar tudo a perder, tirando a harmonia da decoração e causando, inclusive, um enorme desconforto. Para impedir que tais erros estejam presentes no seu lar, confira essas dicas e garanta um ambiente impecável!

Dica 1: Escolha o tapete, depois de planejar a mobília

É natural que ao olharmos algum projeto acabado, não identifiquemos que há uma sequência na aplicação dos móveis, acabamentos e acessórios decorativos. Pois é! Para assegurar um ambiente equilibrado e com uma boa sintonia é preciso que cada elemento do espaço sejam dispostos de forma harmônica. Por isso, a importância dos móveis virem antes da aplicação do tapete. Desse modo, você saberá qual o modelo, cor, formato e tamanho adequados, garantindo um resultado bem bacana e enriquecedor.

Dica 2: Opte pelo modelo, segundo a proposta do ambiente

Gosto é gosto, não é mesmo?! Logo, não há como estabelecer uma regra quanto ao modelo ideal para cada ambiente, afinal, a personalidade do morador deve marcar presença na decoração do cômodo. Contudo, algumas sugestões podem auxiliar na sua escolha. Uma delas é levar em consideração a proposta do espaço!

Analise o estilo da decoração, através do revestimento, da mobília e dos itens decorativos. Avalie, inclusive, as cores presentes no ambiente. Dessa forma, você poderá se guiar quanto aos tons ideais que o tapete deverá ter, facilitando na hora de decidir pelo modelo. Agora, se a dúvida for muito grande, então aposte em modelos mais sequinhos e de cores neutras, como cinza ou bege. Eles são coringas!

Dica 3: Aplique o formato apropriado para cada cômodo

É possível encontrar uma série de formatos! Tapetes quadrados, retangulares, redondos, ovais e irregulares. Cada um tem o seu charme e contribui com um efeito diferenciado. No entanto, certos formatos se adéquam melhor em cada tipo de cômodo. Por exemplo, no caso da sala de estar e de jantar, o ideal é o formato retangular.

Já, em banheiros e quartos de criança, os circulares ficam bem pitorescos. Mas isso não é uma regra! Para quem curte um efeito mais despojado, os ovais também podem ser aplicados em salas, do mesmo modo que os irregulares. É uma questão de estilo, por isso, priorizar um resultado harmônico é o essencial!

Dica 4: Não peque no tamanho do tapete

Os tapetes mais extensos que cobrem boa parte do ambiente são os mais indicados, principalmente, em salas de estar e quartos, já que comportam toda a mobília e dão um acabamento perfeito. Entretanto, se não for possível, você poderá optar por um tamanho mais reduzido, desde que respeite certas orientações. No caso da sala de estar, procure colocar o tapete abaixo do sofá, entre 20 cm e 30 cm. Isto ajudará a fixá-lo, além de dar um melhor acabamento.

Aliás, essa margem também servirá para a lateral do móvel. Coloque, inclusive, parte das poltronas e pufes sobre ele. Já, na sala de jantar, atente-se para que o tapete comporte a mesa e as cadeiras, as quais deverão estar sobre o tapete mesmo quando afastadas da mesa, ou seja, quando utilizadas nas refeições. Cuidado para que a mobília não fique desestabilizada sobre o tapete, o que costuma acontecer quando o modelo é felpudo demais e os móveis mais leves.

Dica 5: Fazendo um mix de tapetes, mas sem gafes

Apostar num único tapete para o ambiente é o suficiente para garantir um efeito visual sofisticado, além de um conforto na medida certa. Mas para quem gosta de ousar e deseja criar um estilo mais despojado no espaço, não há problemas algum em aplicar mais de um tapete. Pelo contrário, o resultado será de um cômodo cheio de personalidade e originalidade.

Você poderá misturar estampas, como listras com florais, por exemplo, ou optar por um modelo estampado e outro liso. Contudo, para obter um bom efeito oriente-se por meio das cores presentes nos tapetes, brincando com suas nuances. Tom sobre tom ou, então, a regra das cores complementares sempre dão certo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui