A cor cinza se transformou em mais uma das opções neutras que garante um efeito de classe, além de deixar os ambientes mais harmônicos e modernos. Contudo, há alguns truques para aplicar essa cor tão coringa! Quer saber mais?! Então, não perca essas dicas que ensinarão como usufruir do cinza e, ainda, valorizar o seu lar!
1: Através das paredes
As paredes branquinhas são sempre bem-vindas e acomodam perfeitamente qualquer estilo de decoração. Contudo, é possível apostar numa outra cor que também oferece um visual superbacana ao ambiente, além de não interferir nos elementos que serão inseridos no espaço. Pois é, estamos falando da cor cinza! No entanto, apesar de seu teor mais neutro, essa cor pede alguns cuidados, entre eles, o tom escolhido! Para dar maior leveza ao ambiente opte sempre por uma tonalidade mais clara, ou seja, do gelo ao cinza-claro.
Agora, caso queira aplicar um tom mais intenso de cinza, então escolha apenas uma parede ou uma faixa que queira realçar. Isso ajudará a dar um contraste bem interessante, além de não sobrecarregar o espaço. Sendo assim, você poderá servir-se da pintura ou, então, mesclar com o papel de parede que, por sinal, oferece uma gama de motivos bem legais, inclusive, de texturas!
2: Apostando na cor cinza para o chão
Para quem está disposto a trocar o piso, então irá se divertir com as inúmeras opções de revestimentos! Mas para não se perder nos modelos e adquirir o tipo inadequado, procure levar em consideração o estilo de vida de cada um.
Por exemplo, se sua família tem a mania de andar descalça, então, o melhor seria optar por um modelo que ofereça uma boa sensação térmica, como o vinílico. Caso a prioridade seja um efeito radiante, de encher os olhos, uma boa alternativa é o porcelanato polido. E por aí vai!
Outra forma de ter um piso todo em cinza, mas sem mexer no revestimento é investindo no tapete, o qual assegurará conforto, charme e um acabamento excelente. O mais indicado é o de pelo rente, já que é mais prático de ser higienizado, além de dar um toque mais leve ao espaço. Aliás, ele é uma ótima solução para quem possui um piso muito escuro ou que já esteja com um acabamento muito desgastado. O tapete revigorará o ambiente. Acredite!
3: Optando por móveis em cinza
Não tenha medo ao apostar em móveis na cor cinza, já que esse tipo de mobília é coringa! Mas tome cuidado quanto ao modelo, afinal, isso sim pode afetar as próximas decorações do ambiente. Logo, prefira uma linha mais simples e compacta, sem rebuscamentos e adereços, principalmente, tratando-se do sofá e dos armários, itens que não são trocados com tanta frequência. Já, para dar um efeito mais enriquecedor, tente brincar com o contraste dos móveis, escolhendo diferentes tonalidades de cinza. Dessa forma, você não tornará o ambiente cansativo e sem personalidade.
4: Agregando cortinas em cinza
Funcionando como uma espécie de revestimento, a cortina trata-se de um acabamento indispensável e que pode favorecer muito o ambiente. Além de sua função importantíssima em controlar a entrada de luz no cômodo e assegurar a privacidade, a cortina também agrega uma dose decorativa essencial.
No caso dos modelos em tecido, lembre-se que quanto mais leve o material, maior será a leveza no ambiente. Aliás, o brilho também conta! Tecidos muito brilhosos, como cetim, dão um ar mais glamoroso ao espaço. Já, a gaze assegura um toque mais sutil e despojado. Mas independente do modelo da cortina, atente-se ao tom de cinza, o qual deverá estar em harmonia com os demais elementos do ambiente.
5: Investindo em itens decorativos
Aí, você se questiona: “Uma base toda cinza pode receber itens decorativos na mesma cor?”. E a resposta é sim! Mas com algumas ressalvas! Do mesmo modo que você aplicou a regrinha do contraste na mobília e nos revestimentos, o mesmo fará com os elementos decorativos, como fotos monocromáticas, vasos e almofadas. E se quiser, para dar um charme a mais insira objetos num tom mais vibrante, como amarelo, roxo ou turquesa, por exemplo.