A cada dia tem aumentado o número de profissionais que optam por trabalhar em suas residências. Mas para assegurar um bom rendimento e tornar o ambiente agradável é necessário atentar-se a alguns detalhes, que quando somados, fazem uma enorme diferença! Desse modo, acerte no Home Office e garanta um excelente desempenho no trabalho!
1 – O local certo para o Home Office
Uma das grandes vantagens do Home Office é o fato de poder ser adaptado nos mais variados ambientes, como na própria sala de estar até no final do corredor.
Antes de escolher o local onde será criado o ambiente é necessário levantar algumas questões importantíssimas! Por exemplo: se você possui dificuldade em se concentrar, então é fundamental optar por uma área mais silenciosa e particular, como o quarto. Agora, se para manter o ritmo, você é daquelas pessoas que sentem a necessidade de ter pessoas por perto, uma boa alternativa seria a sala de estar. E por aí vai!
2 – As cores ideais
As cores têm muito a dizer e podem ser verdadeiras aliadas na produtividade do profissional. Trabalhar em casa exige maior disciplina e empenho, por isso, contar com uma forcinha extra é sempre bem-vinda! Sendo assim, faça bom uso da paleta de cores, buscando aplicar o tom certo no seu Home Office. Cada cor traz uma determinada informação, ressaltando algumas características.
Dessa forma, se você precisa que seu ambiente lhe transmita tranquilidade, o ideal é investir num tom de azul. Para ajudar na concentração, o clássico verde deve marcar presença. Já, cores quentes, como amarelo e laranja tendem a impulsionar a criatividade e o dinamismo. Levar em consideração as boas sensações que a cor lhe traz, também pode ser uma maneira de se guiar na hora de escolher o tom.
3 – Crie uma atmosfera acolhedora
A motivação é um dos segredos para assegurar um bom desempenho no trabalho, logo, invista em elementos que alimentem a sua. Optar por itens que sirvam de estimulantes, despertando alegria e ânimo, por exemplo, são essenciais.
Geralmente, as fotos são infalíveis! Então, que tal colocar um porta-retrato bem bacana com uma foto marcante?! Ou, ainda, uma pequena escultura que foi comprada naquela viagem especial?! Solte a imaginação e desperte os bons sentimentos!
4 – Coloque mais vida ao espaço
Você pode não ser um amante da natureza, mas convenhamos: as plantas têm o seu charme, além de uma energia inexplicável. Por isso, não deixe de colocar um vasinho de plantas sobre sua mesa de trabalho ou, então, aposte numa planta maior e coloque-a no chão, próxima a você.
Caso, você não tenha muita paciência ou prefira algo mais “prático”, uma boa aposta são os cactos! Há uma série de espécies de tamanhos variados, que, com certeza, será fácil em se apaixonar por alguma delas!
5 – Capriche no material de trabalho
Parece ser supérfluo, mas não é! Ter o cuidado na escolha dos objetos que serão utilizados no trabalho também será um ponto a mais para a sua produtividade e satisfação. Por exemplo, o que você prefere: uma caneta que garanta um deslizamento macio ou uma que seja áspera e seca?! Um bloco de anotações todo amassado e manchado ou um novinho com uma capa charmosa?!
Garantir o prazer nessas pequenas coisas também refletirá no seu trabalho. É importante assegurar que cada momento de inspiração e ação seja agradável. Pense nisso!
6 – Mantenha tudo no seu devido lugar
Há quem funcione na sua própria desorganização. No entanto, de um modo geral, para facilitar e não atrasar suas tarefas, o espaço necessita estar bem arrumado. Assegurar uma boa circulação no seu ambiente de trabalho, inclusive, é uma forma de deixar a mente mais livre para pensar e criar.
Logo, evite acumular sobre a mesa os materiais que não serão mais utilizados. Se não houver problema, jogue-os fora. Caso contrário, armazene-os em caixas organizadoras. Deixe visível apenas o necessário, que a estética e a funcionalidade agradecem!
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos.