Das salas de aula para os lares! Pois é, você já deve ter percebido o quanto que o quadro-negro passou a ser requisitado na decoração, não é mesmo?! Nos mais variados ambientes e com estilos distintos, o quadro-negro se transformou numa opção perfeita para quem busca funcionalidade, praticidade, além de muito charme ao seu lar. Quer saber como e onde aplicá-lo? Então é só acompanhar essas dicas!
Como ter um quadro-negro
Antes de focarmos em como e onde aplicar o quadro-negro, vamos contar como você poderá ter um quadro-negro. Há três maneiras:
1 – Pintura: Encontrada em lojas de material de construção e, até mesmo, em algumas papelarias, a tinta esmalte fosca preta pode ser uma alternativa, caso você curta esse tipo de atividade. A aplicação é fácil, já que funciona como uma tinta comum. Além de ser utilizada em paredes, ela também pode ser aplicada em móveis e objetos;
2 – Adesivo de parede: Vendido, geralmente, em folhas, o adesivo é uma boa opção para quem deseja ter um quadro-negro menor, como numa faixa da parede, por exemplo.
3 – Lousa: Sabe aquela lousinha clássica, que costumamos encontrar em papelarias e bazares? Pois, bem, ela é coringa para ser aplicada nos ambientes, ainda mais, tratando-se de espaços bem reduzidos. A lousa também apresenta uma vantagem, já que pode ser mudada de lugar facilmente.
Agora, saiba como usufruir do quadro-negro!
1: No Home Office
Além de contribuir com muito charme e autenticidade, o quadro-negro também é perfeito para ser adaptado no Home Office. Nele, você poderá agendar seus compromissos, organizar as tarefas, alertar quanto aos prazos e por aí vai.
E por estar em contato direto com os olhos pode ser um forte aliado para os mais esquecidos. Um jeito bem interessante é colocando o quadro-negro de frente para sua mesa de trabalho, de preferência, em formato retangular e na horizontal, já que facilitará a visualização.
2: Na cozinha
Seja para preparar as receitas, arrumar o ambiente ou realizar as refeições, a cozinha costuma ser o ambiente em que passamos mais tempo. Por isso, ela também poderá contar com a presença do quadro-negro! Além de dar uma cara bem moderna e arrojada ao cômodo, o quadro-negro ajudará, inclusive, a organizar tanto sua rotina quanto a da família, já que poderão ser escritos lembretes, recados e atividades a serem executadas.
Escolha uma parede livre, mas que as pessoas costumam passar com maior frequência por ela. Caso a área disponível seja mais ampla, vale a pena investir numa parede toda em quadro-negro.
3: No quarto infantil
Que tal ajudar a criançada a soltar a imaginação?! Pois é, além de distrair os pequenos, o quadro-negro também pode ser utilizado para anotar tarefas, auxiliar na organização e, ainda, dar um toque decorativo bem original. Para isso, basta contar com uma faixa pequena ou, então, com uma lousa, que a criançada agradecerá!
4: Quarto de adolescente
Já sabemos que nessa idade, não adianta estabelecer estilos, cores e modelos, ainda mais, quando se trata em mexer no quarto dos adolescentes, não é verdade?! Mas, com certeza, eles adorarão essa ideia! Acredite! Logo, o quadro-negro poderá ser aplicado numa parede inteiriça ou, então, na forma de mural. Além de recados, o quadro-negro também permite que sejam colocadas fotos e figuras, dando um visual bem irreverente e jovial ao espaço.
5: Na sala de estar
Para quem busca agregar uma dose de inovação a sua sala de estar, o quadro-negro pode ser a alternativa ideal! Por contribuir com um efeito mais descontraído, ele possibilita criar decorações diferenciadas, as quais vão desde o retrô ao futurista. Além disso, é possível colocar no quadro-negro pequenos quadros, painéis artesanais e gravuras, dando um toque todo especial ao seu cômodo.