Como combinar seu sofá: 4 composições para se inspirar

0
605
Como combinar seu sofá: 4 composições para se inspirar

Eis uma quase-unanimidade: para muita gente que está montando a casa nova, o sofá é um dos primeiros móveis escolhidos para compor a decoração. E não é à toa, né gente?

É lá que a gente reúne a família, relaxa ao chegar do trabalho, recebe visitas, e se aconchega pra uma gostosa sessão de Netflix com pipoca. Justíssimo querer o melhor sofazão da vida!

Até aí ok: você vai na sua loja preferida de móveis (aquela mais conhecida como Toque a Campainha), escolhe o modelo dos sonhos, ele chega todo lindão. E pronto, lá está ele, imponente, no meio da sua sala. É isso.

Como combinar seu sofá: 4 composições para se inspirar

Pronto nada! É nesse momento que você sente que falta apenas TUDO em torno dele e pensa:

“E agora, meu Deus? Isso tá muito sem-graça! Como incrementar o meu sofá? Coloco ou não tapete? Que cores, que acessórios, que almofadas usar? Qual o melhor Rack??? “

Essa dúvida é normal, tá? Mas fica tranquilo e favorável que a gente tá aqui pra ajudar!

Convidei a querida Fernanda Ferreira, uma das nossas designers de interiores, para explicar como combinar o sofá com os outros itens do ambiente, e ela gentilmente nos trouxe ideias diferentes de decoração para 4 ma-ra-vi-lho-sos estilos de sofá da Toque a Campainha da última sessão de fotos.

“Mas Isa, bem que eu queria, mas o meu sofá não é igual a nenhum desses.”

Menina (o), esse post é também pra você! As dicas da Fernandinha falam de cores, de estilos, de tendências – ou seja, pelo menos uma delas você poderá aplicar ao seu sofá e à sua sala, usando como base para criar o seu ambiente de maneira harmônica e atraente. Eu garanto! Vem ver!

1. Sofá Azul Claro com Pés Palito

“Eis um modelo moderno e ao mesmo tempo com uma pegada retrô por causa dos pés palito em madeira, que ainda dão uma “quebrada” na frieza do ambiente (1).

Nesta composição, o sofá é tão decorativo que nem seria preciso usar complementos, mas ainda assim usei móveis laterais e no centro em cores frias que permitiram manter o protagonismo do sofá (2).

Escolhi acessórios que acompanhem o ar moderno, como os quadros ilustrativos, superatuais e moderninhos (3).”

2. Sofá Marrom com Encosto em Matelassê

“Apesar de o sofá ter um design predominantemente moderno com linhas retas (1) – uma tendência absoluta -, fiz uma brincadeira criando uma pegada mais tradicional através da madeira (2), que dá uma noção mais clássica. Optei por usar objetos em tons de dourado (3) pra trazer um aspecto de elegância e sair um pouco do senso comum.

Lembrando que a cor marrom do sofá, além de clássica, é atemporal e combina com todos os tipos de decoração. Mas quando todos os móveis são de uma mesma cor (como acima), é importante criar uma diferenciação em relação aos tons usados para não ficar uma composição cansativa ou muito ‘pesada’: como o sofá é de um marrom escuro, optei por móveis mais claros que ele ao redor. 

Para finalizar, escolhi um quadro (4) com um pouco das cores quentes do sofá e móveis, e da a matiz principal no tom da parede, que é um tom acinzentado – desta forma, ele funcionou como um complemento sutil à parede e ao conjunto todo.”

3. Sofá Tradicional Cinza

“Este ambiente mostra que é possível sim transmitir muito estilo mesmo em ambientes predominantemente neutros e sóbrios, porque se retirássemos a poltrona azul ele continuaria belo e autossuficiente apenas com o sofá (1) e os móveis principais.

Mas o bacana é que sempre que quiser acrescentar cor e uma dose a mais de descontração, você pode acrescentar móveis acessórios coloridos como a poltrona de pés palito (2) e objetos inusitados, como o cachepô em formato de forminha de bolo (3), que funcionou como revisteiro mas poderia também ser usado como assento no ambiente se virado ao contrário.”

4. Sofá Bege Fofinho

“Assim como sofás marrons, um sofá em qualquer tom de bege (1)  é excelente para brincar com acessórios e criar todos os ambientes possíveis, desde os mais tradicionais até os mais irreverentes.

Neste caso, as almofadas vermelhas deram um ar mais intimista graças à composição por seu tom quentes combinado à madeira e a cesta de revista em fibra natural (atenção: nem sempre o vermelho pode produzir a ideia de aconchego ou acolhimento – neste caso foi a combinação com a madeira que produziu este resultado).

A mesa lateral e de centro têm vidro e pés na diagonal (2) que dão a ilusão de que são mais finos, e foram escolhidas para dar um alívio ao visual robusto do sofá.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui