O sonho de ter uma casa descente e segura é compartilhado por uma grande parte dos cidadãos brasileiros. Por isso, foi desenhado o programa Minha casa minha vida para ajudar os jovens e adultos brasileiros que desejam ter uma casa a um preço acessível. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como você pode ter acesso a uma das residências disponibilizadas por meio deste projeto.
O que é o Minha Casa Minha Vida?
O Minha casa minha vida é um programa desenvolvido pelo governo federal com a finalidade de oferecer um financiamento acessível para os cidadãos com baixa renda mensal. Dessa forma, as ofertas do projeto abrangem famílias que tem uma renda familiar bruta que não excede R$ 7 mil por mês.
A operação deste programa é garantida em grande parte pelas parceiras com estados, empresas e entidades sem fins lucrativos que buscam o desenvolvimento do país melhorando as condições de vida dos cidadãos.
Cadastro Minha Casa Minha Vida
Para conseguir ter a residência com financiamento de moradia em área urbana, o interessado deve passar pelo cadastro Minha Casa Minha Vida. Nessa etapa são avaliadas as condições do candidato para a sua inclusão ou não neste projeto, sendo que o mesmo não deve:
- Possuir casa própria ou estar participando de um programa de financiamento de imóvel;
- Constar na lista do Cadastro Informativo De Créditos Não Quitados Do Setor Público Federal (CADIN) ou Cadastro Nacional De Mutuários (CADMUT) – caso deseja contratar um financiamento da faixa 2 em diante;
- Ter menos de 3 anos trabalhando com carteira assinada.
- Ter menos de 1 ano trabalhando ou habitado no município em que pretende ter o imóvel por meio deste programa;
- Ter se beneficiado no passado por um outro Programa De Habitação Social Do Governo;
Cumprindo com as condições exibidas a cima, o interessado terá de preparar toda a documentação necessária e se dirigir a prefeitura, secretaria de habitação ou a outra entidade credenciada para a realização do Cadastro Minha Casa Minha Vida.
Simulador Minha Casa Minha Vida
É normal que antes de aderir ao Minha Casa Minha Vida o interessado se questione acerca dos juros envolvidos nesse financiamento. Dessa forma, vale muito a pena conhecer e usar o simulador que ajuda a prever esses valores:
- Entre no site oficial o simulador usando este link – gov.br;
- Em seguida informa a opção de financiamento e o restante dos dados exigidos;
- Indique as informações pedidas nas próximas etapas para concluir a simulação.
2 Via Minha Casa Minha Vida
Quem efetua o pagamento das parcelas do Minha Casa Minha Vida deve quitar os boletos dentro dos prazos estabelecidos. Por isso, mesmo em caso de perda do boleto, é preciso continuar o pagamento emitindo a 2 via do documento da seguinte forma:
- Entre no site oficial da Caixa;
- Informe o número do seu contrato e o CPF ou CNPJ;
- Siga clicando em OK, que em seguida já será possível gerar o novo boleto.